top of page

MESAS DE ÁGUA

 

Vantagens , Limitações e Desvantagens

 

 

As mesas d’agua apresentam como principal vantagem um menor custo  inicial do investimento uma vez que dispensam os mecanismos internos e o sistema de exaustão e filtragem necessários nas mesas aspiradas. Uma outra vantagem das mesas d’agua é a redução do ruído do processo. Para que isso ocorra porém,  é necessário que a superfície da água esteja à mínima distância do nível de corte o que pode levar a outros inconvenientes conforme descrito a seguir.

Há uma série de desvantagens nas mesas d’agua, algumas com conseqüências potenciais graves. Para maior facilidade de entendimento abaixo estão listadas as mais importantes:

• Elevado custo de operação: os custos decorrentes das freqüentes paradas para limpeza com necessidade de esvaziamento e re-enchimento do tanque de água, emprego de maior número de pessoas,  maior tempo de parada do processo e tratamento da água utilizada, são muito mais elevados quando comparados às mesas aspiradas.

• Menor produtividade: ao se considerarem os tempos de parada do processo ao longo de um ano por exemplo, verifica-se que a produtividade é muito prejudicada pelos tempos de parada. Estes tempos de parada se explicam pela dificuldade da operação de limpeza do tanque de água e pela constante manutenção que o equipamento requer.

• Passivo ambiental potencial: no caso de descarte da água contaminada com metais pesados (o que é totalmente irregular) a contaminação de mananciais, solos, lençol freático ou esgotos pode se constituir num passivo ambiental enorme que ameaça a própria existência de algumas empresas. Nos casos em que a água é tratada há que se verificar se a estação de tratamento utilizada possui as características necessárias para o tratamento destes poluentes.  Nos casos em que a água de descarte é coletada por empresa de tratamento terceirizada, além dos custos elevados, há sempre o risco de que o tratamento não esteja sendo adequadamente realizado.

• Menor vida útil dos equipamentos: devido ás características de operação e, principalmente, à presença da água e vapor d’agua, o equipamento apresenta reduzida vida útil, em média, metade de uma mesa aspirada. Além disso a própria máquina de corte é afetada pelo aumento de umidade com conseqüentes impactos nos custos de manutenção e na sua vida útil.

Devido à concepção da mesa contendo um  “tanque d’agua”, um bloco único estanque e soldado, não há modularidade no equipamento. Deste modo, qualquer alteração de lay-out ou de processo requer profundas mudanças no equipamento, quando não sua troca completa.  No corte de metais susceptíveis a “choques térmicos” como, por exemplo, aços liga, aços inoxidáveis, alumínio e outros, o risco de uma alteração metalúrgica indesejável da área de corte pelo contato com água, deve ser considerado como uma limitação deste método assim como a corrosão.  Porém, talvez a maior limitação das mesas d’agua seja sua reduzida capacidade de retenção dos poluentes. Devido, entre outros fatores, à tensão superficial da água, uma significativa parte dos poluentes gerados não é absorvida e permanece contaminando o ambiente. Os gases tóxicos nitrosos (NOx) e ozônio (O3), praticamente não são captados visto que a água não os retém.  Desta forma a água pode ser considerada uma solução paliativa e não uma solução no estrito senso da boa técnica.

Whatsapp

19-988060656

+55 19 3809-0577

Novo Telefone  : 19-3809-0577

bottom of page